segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Cantiga de amigo de Don Juan - O meu amigo da Guarda, ai o é

 
 
 
 

Cantiga de amigo de Don Juan

 
 
 
 



O meu amigo da Guarda,

 
Cantiga de amigo de Don Juan

 

                       

Sendo que já me aguardava,

O meu amigo da Guarda,

O Rei Dom Sancho Primeiro,

Grande amigo, ai o é.

 

Dom Sancho II, grande matreiro,

Pois que faltou ao encontro,

Resultando em desencontro,

Meu amigo, este, não é.

 

Fomos somente os dois,

Para os copos e, depois,

Às pútegas para a aldeia,

À luz de uma candeia.

 

Surgiu-nos um touro no prado,

Dom Sancho fugiu assustado,

Com luz somente da Lua;

Caiu no meio da rua,

Com a cara na bosta do touro,

Gritando: “achei um tesouro”.

 

Eu, muito enjoado,

Olhando p´ro touro entesado,

Fugi a sete léguas,

Antes de lhe pedir tréguas.

 

Grita p´ra mim Dom Sancho, furioso,

Que era homem forte e presunçoso;

Com tamanho tesouro que este é,

Em vez de me poupares,

Abalais para não me ajudares,

A carrega-lo? Ai meu amigo, ai o é,

Antes morrer aqui deitado a agarra-lo,

Do que morrer de pé.

 

 
Don Juan de la mestra, 23 de Agosto de 2012

 
Na presença de Dom Sancho I, meu amigo ai o é, esta parece mais uma Cantiga de Escarnio, do que de amigo que é.

https://picasaweb.google.com/116861302558783072076/GUARDA#
                           
https://picasaweb.google.com/116861302558783072076/GUARDA02#

https://picasaweb.google.com/lh/webUpload?uname=116861302558783072076
                                     













majosilveiro - joão da mestra



Sem comentários:

Enviar um comentário