quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A Nova Igreja e a Antiga Capela do Candal - resposta a um comentári no FaceB.

foto do Facebouk da amiga Maria Antonieta Santos, Recordar o Padre Joaquim Alves Correia
 
 
ASSIM ERA A ANTIGA CAPELA DO CANDAL; bonita, simples, aconchegada, antiga de cerca de 1800, património que deveria de ser considerado "património cultural" ou, no mínimo "património protegido"; NÃO FOI ACAUTELA A SUA CONSERVAÇÃO E FOI DEMOLIDA. Esta capela foi conservada por mais de cinquenta anos e ampliada a sua área para o dobro, (muito pouco tempo antes da sua demolição). O Saudoso Revº Padre Joaquim Alves Correia, que, com a ajuda irrecusável e inabalável dos paroquianos, conseguiu deixar uma invejável obra na Paróquia do Candal. Contam-se das obras de responsabilidade desta magnífica pessoa que foi o Revº Padre Correia, pela sua Humildade, Hombridade, Lealdade, Honestidade, Educação, Cultura, Sensatez e, imensamente franco, além da beneficiação constante desta Capela e da sua ampliação, a existência do Colégio do Candal conforme ele está hoje e, a construção de raiz aproveitando o antigo edifício das escolas, do Lar para internamento de Idosos. Sem sobra de dúvida foi dos párocos que em Vila Nova de Gaia mais contribuiu para a sua Paróquia e, mesmo antes desta o ser, à época.
O Revº Padre Joaquim Alves Correia não era uma pessoa autoritária ou prepotente, antes, era um zeloso Homem que respeitava o seu semelhante, que falava com doçura e respeito para todos, mesmo o mais pobre, o mais miserável, o menos Católico ou o menos Cristão. Era um Verdadeiro HUMANISTA, Não se conhecendo à altura Pároco ou pessoa igual.
Fui seu aluno entre 1961 e 1963, porque era um Padre trabalhador; Era professor na Antiga Escola Industrial e Comercial de Vila Nova de Gaia e no Colégio Nossa Senhora da Bonança.
PAZ À SUA ALMA
Esta foi também uma pequena Homenagem à Pessoa, Revº Padre Correia
 
João da mestra
 
 
*
Alguns comentários no Facebouk sobre a antiga Capela;
 
* era bonita, mas a anterior era fantástica, nunca deveria ter sido demolida, mas sim ficar e fazer a que já se foi ao lado
3/7 às 14:09 · · 1

*
Era linda e acolhedora, enquanto algumas parecem mais armazens
5/7 às 0:45 · · 2

*
Manuel Joao Monteiro ‎...............eu conheço uma no Candal que parece um armazém de conservas, salvo seja que Deus nos perdoe , mas, quem a mandou construir foi mesmo um padre................
6/7 às 0:21 · · 1
 
*

O COMENTÁRIO EM CAUSA ; - oh deus perdoa esta gente ignorante, mais vale parecer um armazem do que estarmos todos dentro de uma igreja feito sardinhas enlatadas, uma igreja bonita sim mas sem condiçoes algumas, agora esta sim temos condiçoes para fazer tudo, pessoas que vao ha igreja e poem a mao ao peito e depois veem para aqui falar assim.




A RESPOSTA AO COMENTÁRIO ANTERIOR;




A Nova Igreja e a Antiga Capela do Candal

 

Se viver em democracia

vence a maioria,

então,

já desde a ocasião,

muito antes da construção,

Capela para manter seria

e, ao lado, a nova igreja se construiria.

 

Também é esta a opinião,

aqui pela maioria.

 

Retire então o “ignorante” sem razão,

porque se emprega o “estarmos dentro de uma igreja”,

é porque também frequenta a mesma religião.

 

Então,

tal não lhe dá o direito do insulto,

às sete pessoas que tão humanas são

e, que, somente por um “gosto” e uma opinião,

não têm de si um indulto.

 

Se é Cristão não parece,

insulto ninguém merece.

Esta é a minha opinião,

além de outra razão,

nunca chame ignorante

a quem não conhece,

porque é isso neste instante

que sete pessoas pensam; devolvem-lhe o ignorante:

 

Uma vez que terá então que aprender,

a melhor saber escrever,

para assim poder criticar;

usando o ponto final

e não trechos continuados…, afinal,

seu comentário é uma mistura de grelos,

Oh Deus perdoa esta gente…,

Eu lhe dou o meu indulto,

Isto não é um insulto.
 
 
João da mestra, 27 de Agosto de 2012
 

 
 
 

 

2 comentários:

  1. COMENTÁRIOS IN PÁGINA @FAcebouk Recordar Revº Padre Correia


    Maria Antonieta Santos Rafel Batista pois se queres saber a minha opinião para mim tb gostava mais da outra do que esta, quanto mais não vale as igrejas antigas do que estes armazens? Visita as igrejas antigas depois diz. E quanto ao espaço a antiga igreja tb estava muito bem preparada para ser alargada e se não sabes então digo te era o proximo passo que o Padre Correia iria fazer se DEUS o tivesse deixado viver mais um pouco. E não podes falar dessa maneira, pois tb tens k por a mão no peito e ver se reajes sempre da forma correta, pois olha já ha alhum tempo k não te vejo por lá. Desculpa não tens o direito de chamar ignorante as pessoas, são livres de dizerem aquilo k sentem.

    há 6 horas · Não gosto · 2.




    Fátima Matos Nem mais amiga ! Amiga Antonieta ♥

    há 6 horas · Não gosto · 2.




    Fátima Rocha sou da mesma

    há 6 horas · Não gosto · 2.




    Fátima Rocha a nossa igreja era muito bonita

    há 6 horas · Não gosto · 2.




    Maria Antonieta Santos Obrigada amiga Fátima Matos.´Eu gostava muito deste homem era um grande amigo o meu 2º pai, pois o meu partiu muito cedo e foi ele que sempre me ajudou ele e a Rosinha e com ela ainda hoje mantenho a grande amizade que tinha. E foi ele que fez a nossa paroquia crescer ao mais alto nivel.

    há 6 horas · Não gosto · 2.




    Maria Antonieta Santos Obrigada amiga Fátima Rocha.

    há 6 horas · Não gosto · 1.








    Manuel Joao Monteiro Caras amigas; Maria Antonieta Santos, Fátima Rocha, Fátima Matos, Maria Da Gloria Duarte, Rosa Novo, Joana Matos, Carla Ferreira, Castro Fernando, Fátima Antunes, Patrícia Monteiro; >>> Caras amigas, O Revº Padre Correia ajudou a moldar a minha formação Católica, Cristã, Humana, de honestidade, hombridade, lealdade, cívica e moral, apesar de não ser do Candal e sim de Canidelo onde fiz a Catequese e a Comunhão. Foi despois destas, já na escola preparatória que, durante dois anos recebi a sua influência positiva e Humanista. Muito me apraz ter sido dos professores que mais recordo e que mais marcaram a passagem da minha infância para a dolescência. Mais acrescento que só não gosto é de ver padres pedantes, autoritários, que usam de prepotência com o seu semelhante e, que, onde chegam imediatamente causam sublevação dos Crentes em Cristo que, praticou uma pregação absolutamente contrária a estes. Cristo nunca mandou derrubar a sua Igreja.Abraço

    há cerca de um minuto · Gosto.










    ResponderEliminar
  2. Concordo consigo, eu casei na antiga igreja do Candal e batizei a minha filha mais velha com o padre correia nunca conheci ninguém como ele
    Poderiam ter construído ou alargado a igreja em vez de demolir a antiga
    Isto faz me lembrar Fatima a igreja nova é um insulto e ostentação de poder nada do que diz na Bíblia
    Não adores imagens
    Aquele altar em ouro!!!! Deus me livre faziam melhor em dar de comer aos pobres e esfomeados

    ResponderEliminar